Defesa Civil e veterinários acompanham situação de animais atingidos por lama em Brumadinho

  • Por Jovem Pan
  • 29/01/2019 16h38
Cadu Rolim/Estadão Conteúdo Diversos animais foram atingidos pela lama; contato com rejeitos é prejudicial à saúde

A Defesa Civil de Minas Gerais informou nesta terça-feira (29) que está acompanhando a situação de animais que foram vítimas do rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale em Brumadinho. A ação é acompanhada por outros órgãos estaduais e federais.

Os animais resgatados com vida, segundo a Defesa Civil, estão sendo encaminhados para um sítio próximo ao local do rompimento. Lá, eles estão recebendo alimentação adequada, tratamento, medicamentos e aporte necessário feito por uma equipe de veterinários.

De acordo com nota divulgada à imprensa, ainda há animais vivos que permanecem na área devastava pelos rejeitos de minério. Esses animais estão recebendo alimentos, água e cuidados no próprio local onde estão, até que seja possível resgatá-los.

“Contudo, existem animais que não reúnem condições para resgate com vida em decorrência do estado e características do local do desastre. Para esses casos, uma equipe de veterinários está apta a realizar a eutanásia por meio de injeção letal”, diz o texto.

A eutanásia, segundo o comunicado, tem sido realizada apenas por veterinários em casos considerados extremos, quando constatado que as condições dos animais estão “irreversivelmente comprometidas” e “sem possibilidade de recuperação”.

“Cabe ressaltar que, em nenhum momento, houve autorização por parte do Gabinete Militar do governador [ou da] Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para o abate de animais aleatoriamente ou por meio de métodos em desacordo com as normas.”

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.