Delegado da Polícia Federal será o novo responsável pelo Enem

  • Por Jovem Pan
  • 16/04/2019 08h59 - Atualizado em 16/04/2019 09h00
José Cruz/Agência Brasil Elmer Vicenzi foi nomeado presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será comandado pelo delegado Elmer Vicenzi, que fez carreira na Polícia Federal. Entre as atribuições do novo presidente do órgão está a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

O nome de Vicenzi foi confirmado oficialmente pelo Ministério da Educação nesta terça (16). Ele tem especialização em Direito Penal e em Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na Polícia Federal, o delegado foi chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Vaga desde que o último mandatário, Marcos Vinícius Rodrigues, foi destituído pelo ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez, a presidência do Inep é um dos cargos centrais no Ministério da Educação. Depois que o Enem foi roubado da gráfica em 2009, em sua primeira edição como o maior vestibular do País, o instituto desenvolveu uma grande estrutura de logística e segurança. Mesmo assim, o exame sofre com denúncias de fraude ano a ano.

Mais recentemente, a gráfica que imprime o Enem decretou falência, sem que o instituto divulgue como resolverá a questão. A previsão era de que as provas começassem a ser impressas no mês que vem.

O Inep ainda é responsável pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que analisa a alfabetização do nível infantil até o ensino médio. No mês passado, a gestão de Jair Bolsonaro anunciou que não mais faria provas para os alunos em fase de letramento. Foi mais um episódio da crise que se instaurou no MEC desde o início do ano. O ex-ministro Vélez disse que não sabia da mudança e demitiu o presidente do Inep.

Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.