Diretor da Casa Civil será o quarto presidente do Inep neste ano

  • Por Jovem Pan
  • 17/05/2019 09h30 - Atualizado em 17/05/2019 09h52
Reprodução/TV Globo Fachada do prédio do Inep Nomeação acontece depois que Elmer Vicenzi, então chefe do órgão, pediu demissão nesta quinta-feira (16)

O diretor da Casa Civil Alexandre Ribeiro Lopes será o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), segundo confirmou o Ministério da Educação nesta sexta (17). Entre as principais atribuições do posto está a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Lopes é formado em Direito e em Engenharia Química. Antes de ocupar o cargo na Casa Civil, que cuida da articulação entre e o Planalto e o Congresso, o novo presidente havia passado pelas secretarias de gestão administrativa do governo do Distrito Federal.

A nomeação acontece depois que Elmer Vicenzi, então chefe do órgão, pediu demissão nesta quinta-feira (16). O delegado da Polícia Federal havia assumido o cargo há menos de um mês, em 29 de abril.

Vicenzi foi indicado à presidência da autarquia para substituir o ex-presidente Marcus Vinicius Rodrigues, demitido em março pelo então ministro Ricardo Vélez.

O delegado foi indicado ao cargo já pelo atual ministro, Abraham Weintraub. Ele foi o terceiro a ocupar o cargo na gestão do presidente Jair Bolsonaro. Além de Vicenzi e Rodrigues, também passou pela presidência do Inep Maria Inês Fini, demitida em janeiro após mais de três anos na posição.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.