Dodge pede que STJ abra inquérito contra Favreto

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 11/07/2018 19h13 - Atualizado em 12/07/2018 06h48
Divulgação / TRF-4 Desembargador Rogério Favreto é acusado de agir movido por sentimentos e interesses pessoais

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entrou com pedido no STJ contra a conduta do desembargador substituto do TRF-4, Rogério Favreto. De acordo com Dodge, o desembargador, que ordenou a soltura imediata do ex-presidente Lula, praticou crime de prevaricação.

A procuradora-geral classificou a conduta de Favreto como “atípica e inesperada”, pois produziu “efeitos nocivos sobre a credibilidade da justiça e sobre a higidez do princípio da impessoalidade”. Além disso, Rogério Favreto teria agido movido por sentimentos e interesses pessoais

Ao STJ, Raquel afirma que Favreto “deu aparência de legalidade a sua competência e ao conteúdo da sua decisão, fazendo crer que desconstituía ato de Juiz Federal (o da 13ª Vara Federal de Curitiba) e não do próprio TFR4”.

“Reiterou-a e dirigiu-se à autoridade policial, fixando prazo em horas para que cumprisse sua decisão, chegando a cobrar pessoalmente ao telefone o seu cumprimento”, relata.

A procuradora-geral avalia que, ao conceder o habeas corpus a Lula, Favreto apresentou “elementos de ato ilícito praticado dolosamente com o objetivo de satisfação de sentimentos e objetivos pessoais, tipificado pela lei penal”.

Dodge também encaminhou reclamação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na qual pede uma punição disciplinar ao desembargador substituto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.