Doria anuncia a compra de 40 mil pistolas de ‘boa qualidade’

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2019 16h43 - Atualizado em 30/04/2019 17h37
Roberto Vazquez/Estadão Conteúdo De acordo com Doria, o investimento será de R$ 80 milhões

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou nesta terça-feira (30) a compra de 40 mil pistolas calibre .40 para a Polícia Militar, em uma licitação internacional com audiência pública prevista para esta quinta-feira (2). De acordo com o governador, o investimento será de R$ 80 milhões na aquisição das pistolas, cujo calibre é de uso exclusivo das polícias.

Uma das promessas da campanha de Doria foi a segurança pública. Segundo ele, as armas devem ser de boa qualidade, diferente dos governos de Geraldo Alckmin (PSDB) e Márcio França (PSB), em que haviam muitas reclamações acerca das mesmas que costumavam falhar durante o uso. Por isso, a PM informou que exigirá três certificados de qualidade diferente das empresas interessadas na disputa, seguindo critérios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otam), grupo de cooperação militar dos Estados Unidos e nações do oeste europeu. Um dos testes exigidos é que o artefato seja capaz de efetuar 10 mil disparos sem necessidade de manutenção.

O estado de São Paulo tem cerca de 98 mil pistolas e, segundo a PM, parte delas é de modelos que não têm mais peças de reposição e serão aposentadas. Há proposta de comprar mais 40 mil pistolas no ano que vem. Na licitação atual, o cronograma prevê que as primeiras 8 mil armas cheguem à tropa nas ruas em dezembro, e o restante ao longo dos próximos três anos.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.