Eclipse lunar total com ‘superlua’ poderá ser visto em todo Brasil

Grande parte do planeta vai poder ver na madrugada desta segunda-feira (21) um eclipse lunar completo, com direito a superlua. Se o céu não estiver nublado, o fenômeno estará visto em todo o Brasil – mas só se você estiver disposto a fazer um corujão.

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2019 15h36 - Atualizado em 20/01/2019 17h21
Reinaldo Canato/Estadão Conteúdo Fenômeno só acontece na fase da Lua cheia

Grande parte do planeta vai poder ver na madrugada desta segunda-feira (21) um eclipse lunar completo, com direito a “superlua”. Se o céu não estiver nublado, o fenômeno estará visto em todo o Brasil – mas só para quem estiver disposto a fazer um corujão.

No horário de Brasília, a Lua vai começar a entrar na sombra da Terra à 1h33, mas só ficará totalmente encoberta a partir das 2h41, permanecendo nessa situação até 3h43, quando começa a sair da sombra planetária. As 4h51, o satélite já estará iluminado pelo Sol de novo.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua penetra no cone de sombra da Terra, o que só pode acontecer na fase de Lua cheia. No momento do fenômeno, Sol, Terra e Lua estarão alinhados. No caso, o satélite está no ponto mais próximo do planeta.

O eclipse com essas duas características, totalmente visível no País e com superlua, só vai acontecer novamente em 2022. Neste ano, haverá cinco eclipses: três do Sol e dois da Lua. Somente este, de segunda, será totalmente visível no Brasil.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.