Economista Paulo César Teixeira é indicado para assumir diretoria responsável pelo Enem

  • Por Jovem Pan
  • 21/01/2019 18h12
Ananda Migliano/Estadão Conteúdo Enem é hoje o maior vestibular brasileiro

O economista e administrador Paulo César Teixeira foi indicado pelo Ministério da Educação para assumir a Diretoria de Avaliação do Ensino Básico (Daeb), área responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O nome foi aprovado pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez.

Professor de bacharelado e pós-graduação em administração na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Teixeira foi sugerido por Marcus Vinicius Rodrigues – o futuro presidente do Inep. A avaliação é de que ele tem uma boa capacidade de gestão para a diretoria. Além de docente, ele dirigiu grandes empresas.

Recuo

Na quinta-feira (17), a equipe do presidente Jair Bolsonaro tornou sem efeito a nomeação de Resende – feita um dia antes. Ele, porém, foi nomeado assessor da Secretaria de Educação Superior do ministério, que, em nota, destacou que ele vai atuar em grupo de trabalho e “ajudará no acompanhamento, análise e direcionamento do Enem”.

Em entrevista, o futuro presidente do Inep disse disse que a nomeação de Resende foi um erro, já que o cargo precisa ligar com gestão de processos e pessoa, enquanto o indicado seria um “pensador” que poderia contribuir mais em outra área. A sugestão do nome foi feita por ala ligada a Olavo de Carvalho e ao Escola Sem Partido.

Em audiência pública no Ministério Público Federal em 2016 sobre “doutrinação político-partidária no sistema de ensino”, Murilo Resende chegou a afirmar que professores brasileiros são desqualificados e manipuladores, que tentam roubar o poder da família praticando a “ideologia de gênero”. Ele foi acusado de não ter experiência em educação.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.