Em 2018, Vale recebeu autorização para ampliar em 70% exploração na área de barragem que rompeu

  • Por Jovem Pan
  • 26/01/2019 10h28 - Atualizado em 26/01/2019 10h31
FERNANDO MORENO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Barragem da Vale se rompeu em Brumadinho, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (25) Ambientalistas apresentaram críticas ao projeto na ocasião, como a falta de um mapeamento dos impactos do empreendimento

Desde o fim do ano passado, a Vale estava se preparando para intensificar a atividade de exploração mineral na área da barragem que rompeu nesta sexta-feira (25) em Brumadinho, Minas Gerais. No dia 11 de dezembro, a empresa recebeu licença para ampliar a capacidade produtiva da Mina de Jangada e da Mina Córrego do Feijão, estruturas vizinhas, das atuais 10,6 milhões de toneladas por ano para 17 milhões de toneladas por ano.

O pedido havia sido feita pela companhia ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas (Semad) e passou por votação. Na ocasião, entre os nove conselheiros do órgão, houve apenas um voto contrário. Ele partiu da ambientalista Maria Teresa Corujo, conhecida como Teca.

“Não foi apresentado um balanço hídrico completo, de quais seriam os reais impactos nas águas do local e do entorno”, criticou ela. “Aquela área já precisa muitas vezes de caminhão-pipa para ser abastecida”, completou.

Teca acredita ainda que falta um esforço maior no estado para aprovar uma legislação mais rigorosa para segurança de barragens. “Desde o ano passado, temos cobrado na Assembleia Legislativa a aprovação do projeto de lei de segurança de barragens.”

Ambientalistas concordam

Além da conselheira, outros ambientalistas apresentaram críticas ao projeto na ocasião, como a falta de um mapeamento detalhado dos impactos do novo empreendimento, principalmente na bacia hidrográfica do Paraopeba, cujas águas complementam o abastecimento da capital Belo Horizonte, além de cerca de 50 cidades da região metropolitana e do entorno.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.