Estudante poderá escolher área de avaliação no segundo dia do Enem a partir de 2021

  • Por Jovem Pan
  • 20/11/2018 16h53 - Atualizado em 20/11/2018 16h54
Marcello Casal Jr/Agência Brasil Mudanças no Enem dependem de aprovação da Base Nacional Comum Curricular

Estudantes poderão escolher a área de conhecimento em que serão avaliados no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2021. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Rossieli Soares. As mudanças estão previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino médio, homologadas nesta terça-feira (20).

A medida vai acontecer em função da Reforma do Ensino Médio, aprovada em 2017 e que prevê flexibilidade em 40% da carga horária dessa etapa de estudos. Assim, os alunos poderão optar por aprofundamento em linguagens, matemática, ciências natureza ou ensino técnico. Os outros 60% das aulas serão para conteúdos comuns ainda em discussão.

Segundo o ministro, o Enem seguirá o mesmo modelo da reforma educacional. No primeiro dia, os candidatos serão cobrados por conteúdos previstos na parte comum, enquanto no segundo serão avaliados de acordo com a área escolhida.

“O exame precisa mudar, refletindo o que está sendo feito na educação. Não é só aprofundamento, é preciso fazer uma avaliação desses itinerários.”

Mudanças não serão imediatas

As alterações na prova não serão imediatas, porque dependem da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em debate no Conselho Nacional de Educação (CNE). A previsão é que o documento seja aprovado ainda este ano.

“Precisamos ter a base para definir como será o novo formato da prova e então iremos produzir um novo banco de itens [de onde saem as questões usadas no Enem]. Essa mudança ainda deve demorar de dois ou três anos para ser efetivada.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.