Em discurso à UNE, Ciro repete frase de Cid: ‘O Lula está preso, babaca’

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2019 15h32 - Atualizado em 07/02/2019 15h37
RAMON BITENCOURT/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO "Tem coisa mais chata do que um jovem estar num bar defendendo corrupto?", questionou Ciro

Nesta quinta-feira (7), Ciro Gomes participou de um encontro na Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Salvador, Bahia. Ao discursar para o público presente, a maioria dele composta por jovens, o candidato derrotado nas eleições de 2018 atacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus apoiadores.

“O jovem não está sequer ouvindo porque dói demais ouvir as coisas quando elas são verdadeiras e a referência totêmica, o totem deles não respondem mais. Tem coisa mais chata do que um jovem estar num bar defendendo corrupto?”, disse Ciro.

Parte da plateia, então, começou a ofendê-lo e a vaiá-lo. Ao ser chamado de “corrupto”, Ciro retrucou. “Eu não sou, não. Eu estou solto, 38 anos de vida pública, nunca respondi por nenhum malfeito. Eu sou limpo. Engole essa. O Lula está preso, babaca”​, afirmou, repetindo a última frase outras duas vezes.

A expressão foi popularizada após o primeiro turno da campanha eleitoral pelo irmão, Cid Gomes. Na ocasião, ele também usou um palanque para criticar Lula e os petistas.

Segunda condenação de Lula

Na quarta (6), Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. A sentença foi expedida no âmbito da Operação Lava Jato, pela juíza federal Gabriela Hardt.

O ex-presidentefoi sentenciado por receber a quantia de mais de R$ 1 milhão de propinas em reformas e melhorias do imóvel. O sítio está registrado em nome de Fernando Bittar, filho do ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar. De acordo com a sentença, as obras foram custeadas pelas empreiteiras OASOdebrecht e Schahin.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.