Em discurso no Congresso, Bolsonaro prega união e fala em ‘oportunidade única de resgatar o Brasil’

  • Por Jovem Pan
  • 01/01/2019 15h58 - Atualizado em 01/01/2019 16h28
Marcelo Chello/EFE Jair Bolsonaro discursou para os parlamentares após ser empossado como novo presidente da República

Empossado como presidente da República em cerimônia no Congresso, Jair Bolsonaro pregou união com os parlamentares e disse que o novo governo tem “uma oportunidade única de resgatar o Brasil”. Após prestar o compromisso constitucional e assinar o termo de posse, o presidente fez um discurso de cerca de dez minutos no Plenário da Câmara e foi bastante aplaudido pelos deputados e senadores (confira o discurso, na íntegra, aqui).

O tom do primeiro discurso do novo presidente foi um tanto quanto conciliatório. Bolsonaro relembrou a facada sofrida em Juiz de Fora, reforçou a necessidade de união no Congresso e chegou a se dirigir diretamente aos parlamentares, destacando a necessidade de “governar com vocês”.

“Hoje, aqui estou fortalecido, emocionado e profundamente agradecido a Deus pela minha vida e aos brasileiros que confiaram a mim a honrosa missão de governar o Brasil neste período de grandes desafios e, ao mesmo tempo, de enorme esperança. Governar com vocês. Aproveito este momento solene e convoco todos os congressistas para me ajudar na missão de restaurar e reerguer a nossa pátria, libertando-a definitivamente do jugo da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica. Temos uma oportunidade única de resgatar o nosso País”, afirmou.

“Estou certo de que enfrentaremos enormes desafios, mas, se tivermos a sabedoria de ouvir a voz do povo, alcançaremos êxito em nossos objetivos. Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã. Combater a ideologia de gênero, conservando nossos valores. O Brasil voltará a ser um País livre das amarras ideológicas”, acrescentou.

Bolsonaro também reafirmou o compromisso de “construir uma sociedade sem discriminação ou divisão” e garantiu que, daqui em diante, o governo se pautará “pela vontade soberana daqueles brasileiros que querem boas escolas capazes de preparar os seus filhos para o mercado de trabalho e não para a militância política”.

Por fim, o presidente recém-empossado disse que os desafios de seu governo só serão resolvidos “mediante um verdadeiro pacto nacional entre a sociedade e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário” e ressaltou o compromisso de “proteger e revigorar a democracia brasileira”.

“A irresponsabilidade nos conduziu à maior crise ética, moral e econômica de nossa história. Hoje, começamos um trabalho árduo para que o Brasil inicie um novo capítulo em sua história. Um capítulo no qual o Brasil será visto como um País forte, pujante, confiante e ousado. Trabalharei incansavelmente para que o Brasil se encontre com o seu destino e se torne a grande nação que todos queremos”, encerrou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.