Em Pernambuco, prefeito é investigado por mandar funcionários assistirem a show de noiva

  • Por Jovem Pan
  • 18/02/2019 17h32 - Atualizado em 18/02/2019 17h52
Reprodução/Facebook Mensagens enviadas por Demóstenes Meira no WhatsApp vazaram

O Ministério Público de Pernambuco abriu investigação sobre improbidade administrativa contra o prefeito de Camaragibe (PE), Demóstenes Meira (PTB). Em áudio enviados pelo WhatsApp, ele ordenou que funcionários comissionados comparecessem ao bloco de carnaval Canário Elétrico no qual a noiva e secretária municipal de Ação Social, Taty Dantas, cantaria. O evento aconteceu “ao meio-dia” de domingo (17).

“Quero todos os comissionados no bloco de meio-dia, independente (sic) de ser crente, espírita, católico, de não gostar de carnaval. Eu quero todos os cargos comissionados [no evento]. Eu também não participo de carnaval, mas eu vou dar apoio ao show da minha noiva, futura esposa, Taty Dantas”, ordenou o prefeito. “Vou fazer uma filmagem, vou gravar todos os cargos comissionados que estiverem presentes, ok?”

Camaragibe tem 150 mil habitantes e fica na região metropolitana do Recife. “Eu estou acompanhando de perto. Quem clicou e ainda não viu a mensagem, trate de ouvir. Estou convidando todos os cargos comissionados, então, trata de ouvir a mensagem, porque eu estou acompanhando de perto quem está clicando, quem está abrindo. Quem está dormindo, quando acordar, clica e escuta minha mensagem”, disse o prefeito, conforme os áudios.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, determinou que a assessoria criminal do Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça abra procedimento investigativo criminal para apurar se o gestor cometeu crime de peculato – uso indevido de recursos públicos para patrocinar fins privados e pessoais. Como prefeitos possuem foro privilegiado, uma eventual responsabilização criminal ficará a cargo do procurador-geral.

Já em relação à prática de improbidade administrativa, o procurador-geral encaminhou o material à Promotoria de Justiça de Camaragibe. A promotora de Defesa do Patrimônio Público, Mariana Vila Nova, instaurou procedimento para investigar o caso. A prefeitura de Camaragibe não se manifestou. A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco disse que o presidente, Bruno Baptista, enviou pedido de investigação ao MP.

“O bloco, que contou com a participação da noiva do prefeito, é organizado pelo secretário de Educação, Denivaldo Freire. A contratação de Taty, segundo foi feita a partir de pedido do prefeito”, aponta a OAB. Para o órgão, nos áudios, Meira deixa “subliminarmente, uma ameaça de exoneração” dos comissionados que não comparecessem ao evento. Baptista quer saber se houve uso de dinheiro público para custear a apresentação da cantora.

Taty Dantas

Cantora, secretária municipal e noiva do prefeito, Taty Dantas tem um canal no Youtube. Com 10 vídeos publicados, ela tem pouco menos de 54 mil visualizações – no total. O vídeo mais assistido (cerca de 10 mil vezes) é o da música “Então vai”, cujo refrão mostra uma espécie de “reversão” da sofrência: “Então, vai pra sua nova vida, agora, vai. Tô no vira, vira, já bebi uma, duas, três, mas hoje me desapego de vez”.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.