Enem: Textos de apoio para redação citam algoritmos; internet reage ao tema

  • 04/11/2018 16h45
USP Imagens USP Imagens Cerca de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2018

Os textos motivadores para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano discutiam os benefícios de algoritmos e também a exibição de conteúdos relevantes a partir do que clicamos ou curtimos online. O tema proposto neste domingo (4) é “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Na internet, o assunto divulgado durante a tarde pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) gerou polêmica, já que muitos consideraram o tema complexo. Outros, no Twitter, indicaram a proximidade do tema com “uma possível censura e quebra de princípios democráticos” e questões políticas, como o Marco Civil da Internet.

Debatidas ao longo do período eleitoral, as fake news também estariam no universo do tema. É a primeira vez que o Enem trata desse tipo de assunto na redação. Em 2011, já havia tratado dos limites entre o público e o privado em rede e, em 2004, havia solicitado 30 linhas opinativas sobre como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação.

Com os algoritmos citados nos textos motivadores, especialmente as redes sociais conseguem enviar conteúdos específicos e até mesmo anúncios a partir de um perfil bastante detalhado de cada usuário, com base naquilo que ele posta, curte, compartilha ou clica. Este ano, o Facebook foi acusado de vazar dados segmentados para uma empresa norte-americana.

Confira a reação de internautas ao tema:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.