‘Envio de ajuda humanitária aos venezuelanos está mantido’, reafirma Jair Bolsonaro

  • Por Jovem Pan
  • 22/02/2019 21h40
EFE Cerca de 200 toneladas de alimentos já está preparada para envio à Venezuela

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou na noite desta sexta-feira (22) que o planejamento de entrega da doação de mantimentos não perecíveis e kits de primeiros socorros à Venezuela deve ser realizado no sábado (23). A fronteira com o Brasil está bloqueada.

“Comunico que o envio de ajuda humanitária aos venezuelanos está mantido. O Brasil inteiro mobilizou-se de forma ágil e até o fim do dia, cerca de 200 toneladas de alimentos e medicamentos chegam em Boa Vista [RR]”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

Porta-voz

O porta-voz do governo brasileiro, Otávio Santana do Rêgo Barros, já havia dito horas antes que estava mantido o planejamento para a entrega de ajuda humanitária à Venezuela, mesmo com confrontos na fronteira. “A operação tem previsão de início amanhã e se estenderá por mais alguns dias, sem previsão de término”, declarou.

O general antecipou que na base aérea de Boa Vista (RR) já havia “estoque de cerca de 200 toneladas de alimentos básicos, como arroz, feijão, café, leite em pó, açúcar e sal”, além de kits de primeiros socorros. “As doações serão transferidas por caminhões e motoristas venezuelanos.” Entretanto, a fronteira está fechada desde quinta (21).

Com a decisão do ditador Nicolás Maduro de bloquear o acesso terrestre, é possível que o repasse da ajuda humanitária não tenha sucesso. “Os caminhões que não conseguirem entrar [em território venezuelano] voltarão para Boa Vista”, disse Rêgo Barros. “Se tivermos alguma dificuldade, em dias subsequentes, essas tentativas continuarão.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.