Escritório de negócios em Jerusalém não tem relação com diplomacia, diz Mourão

  • Por Jovem Pan
  • 01/04/2019 15h10 - Atualizado em 01/04/2019 17h53
EFE O presidente Jair Bolsonaro na frente de uma bandeira de Israel Presidente anunciou a abertura do escritório no domingo, 31, em visita a Israel

O presidente em exercício do Brasil, Hamilton Mourão, disse que a estratégia de Jair Bolsonaro de abrir um escritório de negócios em Jerusalém, Israel, não tem relação com diplomacia. Ele minimizou o pedido de explicações, por parte das autoridades palestinas, ao embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, após anúncio da proposta.

“Eu não vejo também nada demais. É algo que não tem nada a ver com a diplomacia, podemos até considerar um passo intermediário naquela ideia inicial do presidente de mudar a embaixada”, ponderou.

A chamada do embaixador, diz Mourão, é para consulta. “Ele vai lá, bate um papo, e depois ele volta”, avaliou ao deixar o Palácio do Planalto. O presidente em exercício viaja nesta segunda para São Paulo para encontro com investidores.

O presidente em exercício considera o pedido de explicações a Alzeben “um método diplomático”. “Vamos lembrar sempre que diplomacia não é o objetivo final, é a forma da gente se conduzir um relacionamento (…) E faz parte das pressões que vão ocorrer desde o momento em que foi tomada a decisão (da criação do escritório)”, declarou.

Mourão disse ainda ter a “visão clara” de que não “teremos problemas” após os países árabes, que são fortes parceiros comerciais do Brasil, entenderem que a decisão de Bolsonaro não muda a visão diplomática do País.

“Tenho a visão clara de que uma vez que os países árabes, e os palestinos em particular, entendam o alcance dessa decisão, que não muda nossa visão diplomática em relação a coexistência pacífica de árabes, palestinos e israelenses naquela região, que desde 1947 o Brasil apoia, não teremos problema.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.