‘Esse é o último indulto com tão ampla generosidade’, diz Moro sobre Indulto de Natal

  • Por Jovem Pan
  • 30/11/2018 15h27 - Atualizado em 30/11/2018 15h28
GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO Para o futuro ministro,"abrir as portas da cadeia" não é solução para superlotação de presídios

Nesta sexta-feira (30), o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse que o indulto de natal decretado pelo presidente Michel Temer, do MDB, será, seguindo “na linha do que foi afirmado pelo presidente da República eleito, o último indulto com tão ampla generosidade”. Para Moro, apesar de os indultos existirem como um mecanismo de controle da superlotação dos presídios brasileiros, a solução não é “simplesmente abrir as portas da cadeia, porque isso deixa a população vulnerável”.

O futuro ministro disse ainda que a generosidade do indulto desestimularia o cumprimento da Lei, agindo como “incentivo a reiteração criminal”. Entretanto, ele garante que a decisão do STF, Supremo Tribunal Federal, será respeitada. Além disso, Moro reiterou a posição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, do PSL, quanto aos indultos, “vai ser mais restritiva”.

A constitucionalidade do decreto foi a julgamento na Suprema Corte, porém teve decisão adiada após pedido de vista (mais tempo para análise). Restam três votos a serem declarados. Até o momento, o STF apresenta placar de 6 a 2 a favor do indulto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.