Está tudo em aberto na proposta de reforma da Previdência, indica Onyx

  • Por Jovem Pan
  • 08/01/2019 18h30 - Atualizado em 08/01/2019 18h52
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Onyx levou caixa de chocolate para entregar a Paulo Guedes no Ministério da Economia

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta terça-feira (8) que a proposta de reforma da Previdência ainda “está em aberto”. Segundo ele, essa foi uma das discussões mais espinhosas da equipe de governo em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, pela manhã. O segundo encontro ministerial aconteceu no Palácio do Planalto.

À tarde, Onyx foi até o Ministério da Economia para debater com assessores técnicos e o chefe da pasta, Paulo Guedes, sobre a mudança nas aposentadoria. O ministro da Casa Civil chegou com uma caixa de chocolates para “adoçar” a relação com o economista, disse a jornalistas, em tom de brincadeira. “Nunca tive briga com Paulo Guedes”.

Esse encontro entre Guedes e Onyx acontece após uma série de desencontros de informações entre a ala política e a econômica do governo. O ministro da Casa Civil disse que a proposta de reforma deve ser apresentada a Bolsonaro semana que vem. Sobre a definição de regra de transição da medida, ele disse que “está tudo em aberto”.

Apesar disso, o ministro reconheceu que a fala do presidente sobre idades mínimas “tem muita força”. Bolsonaro defendeu idades mínimas de 57 anos para mulheres e 62 anos para homens até 2022. A proposta preocupou economistas e agentes do mercado por indicar uma duração breve da reforma, apenas para o mandato atual.

Caberia ao próximo presidente continuar ajustando as regras. Onyx defendeu, porém, que Bolsonaro quis indicar que a reforma será “muito humana” e disse que o governo vai construir um novo caminho para a Previdência dos mais jovens. A reunião entre ministros foi precedida de encontros dos grupos técnicos na Economia e na Casa Civil.

Segundo o ministro da Casa Civil, é a partir desses dados técnicos que haverá decisão inclusive se a reforma vai se estender apenas pelo mandato de Bolsonaro ou se será mais duradoura como defendem integrantes da área econômica. “Tudo que a gente prepara só vale quando o presidente dá ‘ok'”, ressaltou Onyx Lorenzoni.

Onyx disse ainda que não há decisão sobre a inclusão dos militares na reforma da Previdência. Existe a avaliação na área econômica de que esse seria uma medida importante para mostrar que o presidente “dá o exemplo” quando se trata de exigir “sacrifícios”. Jair Bolsonaro, ao falar do assunto, tem sido relutante em mudar esse ponto.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.