EUA não concordam com ajuda do G7 ao Brasil para incêndios na Amazônia

  • Por Jovem Pan
  • 29/08/2019 10h23
Divulgação/Twitter O presidente Jair Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniram nesta sexta-feira (28) durante a cúpula do G-20, em Osaka, no Japão Trump elogiou o trabalho de Bolsonaro contra as queimadas

O governo dos Estados Unidos disse que não concorda com a ajuda de US$ 20 milhões oferecida pelo G7 ao Brasil para combater os incêndios na Amazônia. De acordo com o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Garrett Marquis, a decisão deveria ter sido foi conversada diretamente com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PSL).

“Não concordamos com a iniciativa do G7 que não incluiu consultas com [o presidente] Jair Bolsonaro. A forma mais construtiva de auxiliar os esforços em andamento do Brasil é em coordenação com o governo brasileiro”, afirmou Marquis em mensagem postada no Twitter.

Até o momento, não se sabe se o Brasil vai aceitar o auxílio financeiro. Depois de um anúncio de recusa emitido pelo Palácio do Planalto, Bolsonaro voltou atrás e disse que só aceitaria a ajuda se ela viesse acompanhada de um pedido de desculpas do presidente da França, Emmanuel Macron, por tê-lo chamado de “mentiroso”. Mais tarde, o Palácio não incluiu o pedido nas condições estabelecidas pelo governo brasileiro para aceitar o dinheiro.

Questionado por vários líderes mundiais sobre uma possível omissão do Brasil no combate aos incêndios, Bolsonaro ganhou o apoio do presidente americano, Donald Trump, que elogiou o trabalho do governo na crise.

“Cheguei a conhecer bem o presidente Bolsonaro nas nossas relações com o Brasil. Ele está trabalhando muito duro nos incêndios da Amazônia e, em todos os aspectos, está fazendo um grande trabalho para as pessoas do Brasil”, escreveu Trump no Twitter.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.