Figurantes representarão Bolsonaro e Michelle em ensaio geral da posse

  • Por Jovem Pan
  • 22/12/2018 13h14
Agência Brasil Esplanada dos Ministérios Ensaio acontecerá neste domingo na Esplanada dos Ministérios

Dois ensaios para a posse presidencial estão programados para os próximos dias, na Esplanada dos Ministérios. O primeiro, será realizado neste domingo (23), com “figurantes” interpretando os papéis de Jair e Michelle Bolsonaro. Os últimos detalhes serão definidos pelo Itamaraty neste sábado (22). O teste final será dois dias antes da posse (30).

Cada etapa do ensaio será cronometrada, para evitar grandes atrasos. Além disso, a equipe vai tentar identificar possíveis falhas de segurança e de cerimonial. Por causa da movimentação, a Esplanada ficará fechada para veículos entre 6 horas e 19 horas de domingo, no mesmo esquema que será aplicado na posse de 1º de janeiro, em Brasília.

Além de pessoas para representar o presidente eleito e a futura primeira-dama, haverá “atores” para cada ministro, parlamentar ou autoridade convidada. Esse grupo será formado por servidores do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Ministério das Relações Exteriores. O evento deve receber entre 250 mil e 500 mil brasileiros.

Militares

A presença dos tradicionais Dragões da Independência será acompanhada no ensaio por tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Até mesmo a salva de tiros de canhão está prevista. Todo o percurso – que envolve também o vice-presidente eleito Hamilton Mourão e a esposa – será simulado, bem como o transporte de convidados.

O ensaio utilizará um carro fechado para os deslocamentos e o desfile do novo presidente da República. Entretanto, a expectativa é que Jair Bolsonaro apareça em carro aberto – como é de costume – para ficar mais próximo da multidão esperada. Essa decisão contraria a equipe de segurança, já que ele foi alvo de um atentado a faca em setembro.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.