Gestão Doria receberá recursos do Governo federal para modernizar CPTM e expandir VLT

  • Por Victoria Abel/Jovem Pan
  • 21/01/2019 05h45 - Atualizado em 21/01/2019 05h47
Eduardo Saraiva/Divulgação Governo do Estado trem da cptm Governo de São Paulo irá modernizar a CPTM com recursos federais

O Governo do Estado de São Paulo pretende realizar uma expansão e modernização nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e, para isso, contará com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional. Parte do orçamento acertado também será destinado à expansão do VLT, o Veículo Leve Sobre Trilhos, que hoje opera apenas na baixada santista.

A decisão aconteceu em reunião do governador de São Paulo, João Doria, e o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília. O encontro aconteceu por intermédio da deputada federal eleita Joice Hasselmann, do PSL. Além da disponibilização de recursos, o governo federal também participará do projeto e do cronograma de trabalho, que já foi feito.

Entre as mudanças que acontecerão na CPTM, está a elevação do padrão de manutenção dos trens. Segundo o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, o Metrô será uma referência. “Nós temos um grande problema na energização destas linhas da CPTM. Isso está sendo objeto de uma reavaliação do secretário dos Transportes Metropolitanos”, declarou o vice-governador.

Garcia ainda afirma que o governo quer dar um “salto de qualidade em manutenção e nos serviços hoje prestados pela CPTM”. Segundo ele, o secretário Alexandre Baldy apresentará em fevereiro ao governador João Doria qual expansão e melhorias do serviço serão feitas na CPTM com orçamento público, e quais serão objeto de Parceria Público Privada (PPP).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.