Governo da Bahia confirma rompimento de barragem no interior do estado

  • Por Jovem Pan
  • 12/07/2019 16h55 - Atualizado em 12/07/2019 17h46
Divulgação/Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do estado constataram o incidente no final da manhã desta sexta (12)

O governo da Bahia confirmou que a barragem do Quati, em Pedro Alexandre, no interior do estado, se rompeu após as fortes chuvas que caem sobre a região. A represa fica a 435 quilômetros da capital, Salvador.

Técnicos da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros constataram o rompimento no final da manhã desta sexta (12). Segundo a nota divulgada pela gestão estadual, “houve o transbordamento da barragem, com rachadura nas laterais. No entanto, a pressão da água acabou provocando rompimento parcial do equipamento”.

Os órgãos ainda informaram que farão uma nova vistoria ao local para constatar a extensão dos danos e a situação de barragens vizinhas.

A situação em Pedro Alexandre se agravou na quinta (11), quando casas foram inundadas e estradas ficaram intransitáveis. Até o momento, não há registro de feridos e vítimas.

Inicialmente órgãos como o Ministério do Desenvolvimento Regional, Agência Nacional de Águas e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes falaram que se tratava de um rompimento, mas a Defesa Civil e o governo do Estado da Bahia afirmaram que havia ocorrido transbordamento de água da barragem.

A barragem do Quati foi entregue à população em 2000 e é usada para represar água do Rio do Peixe para o período de estiagem.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.