Governo de Minas determina o fechamento de barragens como a de Brumadinho em até três anos

  • Por Jovem Pan
  • 31/01/2019 18h28
Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo Desastre de Brumadinho deixou 99 mortos até o momento; buscas por desaparecidos continuam

A secretaria estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais estabeleceu prazo máximo de três anos para o fechamento de todas as barragens de mineração a montante, semelhantes a que se rompeu em Brumadinho e espalhou rejeitos de minério da Vale por toda a cidade.

Em resolução publicada na quarta-feira (30), o governo mineiro deu um ano para que as mineradoras do estado apresentem um “plano de descomissionamento”. Esse planejamento deverá ser executado em até dois anos após a aprovação.

A medida vale tanto para as barragens construídas a montante ativas quanto para as inativas. Um comitê de descaracterização, composto por especialistas do setor, será criado pela pasta nos próximos dez dias para acompanhar todo o processo.

O plano apresentado pelas empresas vai ser avaliado pela secretaria e também por órgãos de fiscalização, como a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Ibama.  No método “a montante”, diques são apoiados em rejeitos previamente depositados em reservatórios.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.