Governo manterá Força Nacional no Ceará por mais 30 dias

  • Por Jovem Pan
  • 15/04/2019 09h35 - Atualizado em 15/04/2019 09h35
José Cruz/Agência Brasil Decisão foi tomada após um pedido do governador Camilo Santana (PT) e publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta segunda (15) que irá manter os agentes da Força Nacional no Ceará por pelo menos mais 30 dias. A força-tarefa do governo federal atua no estado desde janeiro, quando uma onda de crimes passou a atingir a região.

A decisão foi tomada após um pedido do governador Camilo Santana (PT) e publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. De acordo com o texto, o número de profissionais envolvidos no trabalho seguirá o planejamento definido pelos órgãos de segurança.

O deslocamento da Força Nacional para o Ceará foi resultado de uma ofensiva a ataques contra ônibus, veículos particulares e estações de abastecimento de energia elétrica. Organizações criminosas locais lideravam os atos violentos justificando os crimes com a insatisfação de medidas tomadas pela secretaria de segurança do estado.

A saída dos agentes da Força Nacional chegou a ser cogitada um mês depois, mas o governo federal decidiu manter a operação.

A portaria publicada hoje pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, assinada por Luiz Pontel de Souza – que substitui temporariamente o ministro Sergio Moro, em viagem internacional -, reforça a função de apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do estado.

Com Agência Brasil

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.