Grupo talibã mata 10 civis que resistiram a invasão de aldeia no Afeganistão

  • Por Jovem Pan
  • 04/02/2019 19h01 - Atualizado em 04/02/2019 19h03
Reprodução/Google Maps Invadida, a aldeia de Dara-Souf fica na província de Samangan, no norte do Afeganistão

Um grupo talibã matou dez civis e feriu outras oito pessoas durante ataque a uma aldeia, na província de Samangan, no norte do Afeganistão. Essas vítimas, moradoras do local, tentaram resistir e impedir que insurgentes tomassem o controle da área.

Dezenas de talibãs invadiram a aldeia de Dara-Souf na noite de domingo (3). Pobre e em região remota, o lugar não tinha presença de forças de segurança. Coube aos moradores enfrentar o grupo, segundo revelou nesta sexta-feira (4) o governador Sediq Azizi.

“Como resultado de quase três horas de batalha entre os moradores e os talibãs, dez aldeões morreram, entre eles uma mulher, e outros oito ficaram feridos”, precisou ele, que também indicou que nos confrontos também morreram sete insurgentes.

De acordo com o governador de Samangan, a aldeia fronteiriça com as inseguras províncias de Balkh e Sar-e-Pol carece de postos de controle das tropas afegãs, mas foi alvo do ataque porque seus moradores se manifestam a favor pró-governo.

Nesta manhã, as forças policiais chegaram à região e os talibãs fugiram, o que permitiu que feridos fossem socorridos. O controle do governo do Afeganistão sobre o próprio território está no nível mais baixo dos últimos quatro anos.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.