Guaidó convoca população para novas manifestações na Venezuela

  • Por Jovem Pan
  • 01/05/2019 09h54
EFE/Rafael Hernández 1° de maio venezuelano terá pelo menos 15 pontos de protestos contra Maduro na capital, Caracas

O autoproclamado presidente da Venezuela Juan Guaidó convocou a população do país para continuar as manifestações pela queda do regime de Nicolás Maduro nesta quarta (1). “Seguimos com mais força do que nunca”, escreveu o opositor em sua conta no Twitter.

O 1° de maio venezuelano terá pelo menos 15 pontos de protestos contra Maduro na capital, Caracas. Os atos, no entanto, devem levar grupos opositores e apoiadores do governo chavista às ruas da cidade.

A escalada das tensões no país vizinho começou na manhã desta terça (30), quando Guaidó afirmou ter apoio militar suficiente para derrubar a ditadura de Maduro. Todo o resto do dia ficou marcado por enfrentamentos entre forças do governo e da oposição, tendo como ponto mais grave o atropelamento de civis por um blindado da Guarda Nacional.

Mesmo com as movimentações intensas, no entanto, ainda há incertezas sobre a queda do regime chavista nos próximos dias. Em entrevista ao Jornal da Manhã, o ex-embaixador Marcos Azambuja avalia que a ditadura ainda se sustenta, apesar da crise. “Maduro sai um pouco machucado, mas sobreviveu”.

Presidentes de países como Estados Unidos, Argentina e Brasil disseram que apoiam Guaidó e estimularam outras nações a fazer o mesmo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.