Hackers presos invadiram celulares de Jair Bolsonaro, diz Polícia Federal

  • Por Jovem Pan
  • 25/07/2019 09h51 - Atualizado em 25/07/2019 09h59
Marcos Corrêa/PR Bolsonaro teve seus celulares invadidos

O grupo preso na Operação Spoofing, que investigou a invasão de celulares do ministro Sergio Moro e outras autoridades, também hackeou os celulares de Jair Bolsonaro.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi informado pela Polícia Federal de que aparelhos celulares de Bolsonaro foram alvos. Por questão de segurança nacional, o fato foi comunicado ao presidente da República.

Operação Spoofing

A Polícia Federal (PF) prendeu quatro suspeitos de terem invadido os celulares do ministro da Justiça, Sergio Moro, e do procurador Deltan Dallagnol, chefe da Força-Tarefa da Operação Lava Jato.

Foram cumpridas 11 ordens judiciais, sendo sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária, nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto. As pessoas detidas foram transferidas para Brasília para prestarem depoimentos.

De acordo com a PF, a operação, chamada de Spoofing, mira uma “organização criminosa que praticava crimes cibernéticos” e “as investigações seguem para que sejam apuradas todas as circunstâncias” das infrações praticadas. As ordens foram assinadas pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.

Outras invasões

A Polícia Federal também começou a investigar a suposta invasão ao celular do ministro da Economia, Paulo Guedes. O pedido foi do próprio Ministério, que informou que na noite da última segunda-feira (22) vários jornalistas receberam mensagens e ligações em nome do ministro por meio do aplicativo Telegram. De acordo com a nota, Paulo Guedes nunca teve conta nesse serviço e o número do qual saíram as mensagens já está sendo desativado.

Este é o terceiro caso de invasão envolvendo pessoas ligadas ao Governo Federal em pouco mais de um mês. No fim de semana, a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL) também relatou ter sido alvo de hackers e disse que acionou a polícia para investigar o caso.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.