Inep garante datas do Enem apesar de falência de gráfica

  • Por Jovem Pan
  • 02/04/2019 10h36 - Atualizado em 02/04/2019 10h51
Arquivo As provas do Enem 2019 vão ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou nesta terça-feira (2) que o o cronograma do Enem 2019 “está mantido”, apesar de a gráfica que imprime as provas ter decretado falência nesta segunda-feira (1°). As provas do exame estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.

“Em relação à falência da gráfica contratada para a diagramação e impressão dos cadernos de prova da edição deste ano do Enem, existem alternativas seguras sendo avaliadas”, informou o instituto por meio de nota.

O Inep reforçou que está aberto, até 10 de abril, o período para isenção da taxa de inscrição do Enem, de R$ 85. As inscrições para o Enem acontecem entre 6 e 17 de maio.

A gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão do Enem, decretou falência nesta segunda-feira (1º). Em comunicado, a empresa culpou as “atuais condições do mercado” pelo encerramento das atividades no Brasil. A RR Donnelley tinha unidades em Blumenau (SC) e Tamboré (SP), além da matriz em Osasco, na Grande São Paulo.

A RR Donnelley é subsidiária de uma empresa americana de grande porte, que integra a lista das 500 maiores da revista Fortune. No ano passado, ela registrou faturamento de US$ 7 bilhões. Negócio centenário nos Estados Unidos, a gráfica foi fundada em Chicago em 1864.

Já na primeira metade do século 20 a empresa era responsável pela impressão de títulos como Time e Life, símbolos da imprensa americana. A RR Donnelley chegou ao país com a compra de uma gráfica nacional de longa tradição, a Hamburg, e posteriormente fez outras aquisições.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.