Inep tem novo diretor de Gestão e Planejamento

  • Por Jovem Pan
  • 07/06/2019 10h20
Reprodução/TV Globo Fachada do prédio do Inep Órgão é responsável, entre outras atribuições, pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

A Gestão e Planejamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem um novo diretor. Alfredo Murillo Gameiro de Sousa foi nomeado nesta sexta (7) pelo Diário Oficial da União (DOU).

O Inep é o órgão do Ministério da Educação que, entre outras atribuições, é responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sousa assume o posto no lugar de Derli Antunes Pinto.

Na quarta (5), outro diretor do órgão já havia sido exonerado. Trata-se de Francisco Vieira Garonce, que chefiava a Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto.

A exoneração de Garonce estava prevista desde 21 de maio, quando foi descoberta a quebra de protocolo de segurança do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que dá oportunidade a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio de conseguirem certificado escolar. A exoneração de Garonce foi publicada com data retroativa a 22 de maio.

Oficialmente, o Inep diz que a saída de Garonce faz parte da troca natural de diretores e coordenadores após a chegada do novo presidente, Alexandre Lopes, que assumiu o comando do instituto em 17 de maio – após Elmer Coelho Vicenzi pedir demissão da presidência.

Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.