Militar da Aeronáutica é anunciado como diretor interino do Inpe

O ministro Marcos Pontes anunciou o militar Darcton Policarpo Damião como novo diretor do Inpe

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2019 18h57
Miguel Ângelo/Portal da Insdústria Darcton Policarpo Damião é o novo diretor interino do Inpe

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou nesta segunda-feira (5) que Darcton Policarpo Damião será o diretor interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Damião assume o cargo após a saída de Ricardo Galvão.

Graduado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA), o novo diretor do Inpe tem MBA em Gestão Empreendedora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE e doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília (UnB).

Em um vídeo no Facebook, Pontes afirmou que pretende “melhorar a análise dos dados” de desmatamento e mudar a forma como eles são apresentados ao Ibama. Esse foi o ponto principal da crise entre o antigo diretor e o presidente Jair Bolsonaro.

Marcos Pontes ainda disse que o próprio Ricardo Galvão ficou desconfortável em seguir no órgão após a troca de acusações com Bolsonaro. “Ficou uma situação muito difícil em termos de confiança pelo fato de ele ter discutido com o presidente. O Galvão mesmo se sentiu desconfortável com a situação de permanecer no instituto”, afirmou.

Darcton Policarpo Damião será o diretor do Inpe até o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações apontar o diretor oficial, que será escolhido a partir de uma lista tríplice elaborada por um comitê de busca.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.