Inscrição para o Sisu é antecipada para 23 a 29 de janeiro

  • Por Jovem Pan
  • 18/01/2018 12h46 - Atualizado em 18/01/2018 13h36
Elza Fiuza/Agência Brasil Elza Fiuza/Agência Brasil Notas do Enem d]ao possibilidade de concorrer a milhares de vagas em universidades federais pelo Sisu

Ao anunciar a liberação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 nesta quinta (18), o Inep divulgou que a abertura para o cadastro do Sisu (Sistema Único de Seleção Unificada), que utiliza o resultado para o estudante concorrer a vagas em universidades, foi antecipado para a próxima terça-feira (23) até 29 de janeiro. Antes, o Inep divulgava o começo das inscrições para o dia 29.

Para consultar a nota do Enem, o participante deve entrar no site http://enem.inep.gov.br/participante com o CPF e a senha cadastrada em mãos. Os resultados foram divulgados com uma hora de atraso e site lento, o que gerou reclamações e memes nas redes sociais.

Enem 2018

Também foi divulgado pelo ministro da Educação Mendonça e a diretora Maria Inês Fin nesta quinta (18) o calendário para o Enem de 2018.

A prova será aplicada nos dias 4 e 11 de novembro deste ano. Serão dois domingos consecutivos, prosseguindo a mudança já adotada em 2017 (nas edições anteriores, as questões eram aplicadas em um sábado e um domingo, um único fim de semana).

O edital do Enem será publicado em 21 de março e as inscrições serão realizadas de 7 a 18 de maio.

Além disso, pela primeira vez os estudantes que conseguiram isenção da taxa do Enem 2017 e faltaram às provas terão que justificar a ausência para ganhar isenção da inscrição no exame deste ano. Cerca de 1,5 milhão de estudantes estão nesta situação. O prazo para justificativa será entre os dias 2 e 11 de abril.

O Enem

O Enem é a principal porta de acesso às universidades por meio do Sisu (Sistema Único de Seleção Unificada), que abrange as universidades federais e diversas outras faculdades pelo Brasil.

A nota do Enem também é utilizada para se obterem bolsas de estudo em instituições privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira as falas oficiais sobre a divulgação dos resultados do Enem, com a presença do ministro da Educação:

Resultado Enem 2017

#Enem2017| Hoje é o dia do resultado do exame! Estamos #AoVivo, em coletiva de imprensa, com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, e o ministro da Educação, Mendonça Filho. Acompanhe!

Publicado por Ministério da Educação – MEC em Quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.