Inscrições do Encceja encerram nesta sexta-feira; saiba como se inscrever

  • Por Jovem Pan
  • 31/05/2019 14h08
Reprodução Reprodução Exame serve para que jovens e adultos que não terminaram os estudos possam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio

A inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 será encerrada nesta sexta-feira (31). Ela é gratuita e deve ser feita pela internet. O exame serve para que jovens e adultos que não terminaram os estudos possam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. Serão quatro provas objetivas (cada uma com 30 questões de múltipla escolha) e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Como obter o certificado

Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.

Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza na página do Sistema Encceja apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.

Edital em Libras

Uma novidade desta edição será uma versão do edital em Libras. Outra mudança é que o participante que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficientes auditivos e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

Caso o interessado tenha feito a inscrição para a edição anterior e tenha faltado, será preciso justificar o motivo da ausência em 2018.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.