Ivan Valente: Moro e TRF criaram um fato consumado para STF não votar ADCs

  • Por Estadão Conteúdo
  • 05/04/2018 20h53
Reprodução/Facebook Reprodução/Facebook "A decisão é compatível com o arbítrio de Moro", afirmou o líder do PSOL

O líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente (SP), disse que a ordem de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstra uma articulação entre o juiz Sérgio Moro e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Para o parlamentar, a ação conjunta entre os juízes de primeira e segunda instâncias visa intimidar o Supremo Tribunal Federal (STF) para que as Ações Diretas de Constitucionalidade (ADCs) não sejam votadas.

“A decisão é compatível com o arbítrio de Moro. Primeiro faz condução coercitiva, abre um áudio ilegalmente (de uma conversa entre Dilma Rousseff e Lula quando ela ainda ocupava a presidência da República) e agora existe articulação com o TRF com pressa. Criaram um fato consumado para o STF não julgar as ADCs, essa é a jogada”, disse.

Na avaliação de Valente, há politização do Judiciário e a perseguição “evidente” contra Lula. “Essa pressa é política”, concluiu.

Da bancada do PSOL, o deputado Chico Alencar (RJ) também questionou a decisão de Moro. “Justiça tem que ser judiciosa e não justiceira! Recurso final, mesmo condenado à derrota, tem que ser apreciado. Não havia risco de Lula fugir. TRF-4 e Moro céleres: o que temem? Já outros processos, como os de Aécio, Azeredo e Jucá, bem morosos. O sistema judicial brasileiro tem dois pesos, vários ritmos e diferentes medidas”, comentou.

Já o líder da Minoria na Câmara, Weverton Rocha (PDT-MA), disse que recebeu a notícia com “muita tristeza e angústia”. “Tenho a convicção que a esquerda deve seguir lutando unida por ideias de desenvolvimento com justiça social. Aprisionaram Lula, mas os ideias de todos nós que queremos um Brasil melhor continuam firmes”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.