Jungmann: Crime é comandado ‘dos portões para dentro’ de prisões e ‘não há discussão’ sobre o tema

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2018 19h13 - Atualizado em 13/11/2018 19h14
Marcelo Chello/Estadão Conteúdo Ministro da Segurança disse que deixará legado positivo para o próximo governo

O ministro da Segurança Pública, Raul Jugmann, afirmou nesta terça-feira (13) que é preciso discutir o que acontece dentro dos presídios brasileiros, já que o crime organizado é comandado de dentro do sistema prisional. Jungmann concedeu entrevista coletiva na sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil do estado de São Paulo.

“Ao menos 70 facções criminosas foram criadas dentro do sistema prisional, o que me leva a chamar a atenção que a dinâmica do crime na rua é comandada de dentro do sistema prisional. Não há discussão sobre a questão da segurança pública dos portões para dentro das unidades prisionais, o que se passa lá dentro e o retorno daquele preso à rua”, disse.

O ministro também indicou que é necessário debater a superlotação dos cárceres do País. “Tem que ter medidas cautelares, um semiaberto que funcione, monitoramento por tornozeleira [eletrônica] e assim por diante”, destacou. Para ele, o governo de Michel Temer (MDB) deixará um legado positivo para o futuro enfrentamento dessa questão.

O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, com 726 mil detentos. Segundo o ministro, o aumento é de 8,3% ao ano. “Se continuar nesse ritmo, teremos em 2025 uma população carcerária aproximada da população atual de Porto Alegre, Belém ou Goiânia.” A Justiça já revelou o desejo de reduzir o número de presos em 40% até 2020.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.