Justiça do RJ libera homem envolvido com réu do caso Marielle

  • Por Jovem Pan
  • 07/06/2019 09h34
marielle franco falando em um microfone. Mulher negra de cabelos crespos castanhos e batom preto, com camisa rosa e casaco vermelho e azul Homem é amigo do sargento reformado Ronnie Lessa, denunciado como o autor do crime que vitimou a vereadora e seu motorista, Ronie Lessa

A Justiça do Rio de Janeiro revogou, nesta quinta (6), a prisão de Alexandre Motta de Souza, envolvido no assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes. O homem é amigo do sargento reformado Ronnie Lessa, denunciado como o autor do crime, e teve 117 peças de fuzis encontradas pela Polícia em sua casa que pertenciam ao acusado.

Na decisão em que concedeu a liberdade provisória, a juíza Alessandra Bilac, da 40ª Vara Criminal do Rio, acolheu o parecer favorável do Ministério Público, após ouvir as informações prestadas pelos policiais que participaram da prisão e o depoimento dos réus. Os policiais contaram que, quando abordaram Souza, ele apontou o local onde as caixas lacradas estavam guardadas e demonstrou surpresa e desespero com o que havia dentro delas.

A audiência durou quase sete horas. Denunciados por posse ilegal de arma de fogo, Souza foi interrogado no Fórum Central do Rio, enquanto Ronnie Lessa acompanhou tudo por videoconferência, a partir de uma sala do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde está preso.

Souza disse que todo o material pertencia a Lessa, que apenas lhe pedira para guardá-lo em sua casa. Já o sargento reformado da PM afirmou que as peças encontradas na casa do amigo eram itens de airsoft, jogo em que os participantes utilizam arma de pressão. Segundo ele, as caixas estavam lacradas e Souza – seu amigo há 30 anos, segundo ele – não sabia o que havia nelas.

Após revogar a prisão de Souza e determinar a expedição do alvará de soltura, a juíza concedeu prazo de 10 dias para os advogados dos acusados juntarem documentos. Depois disso, o Ministério Público e as defesas terão que apresentar suas alegações finais, etapa anterior à sentença.

Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.