Lava Jato: PF inicia 54ª fase da operação em Portugal

  • Por Jovem Pan
  • 25/09/2018 10h10 - Atualizado em 25/09/2018 10h33
Agência Brasil Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na madrugada desta terça-feira (25), a 54ª fase da Operação Lava Jato. São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Lisboa, Portugal, em endereços ligados a Mário Ildeu de Miranda, apontado como operador financeiro do MDB.

Miranda foi alvo da 51ª etapa da operação, realizada em maio deste ano. De acordo com as investigações, houve o pagamento de propina superior a 56,5 milhões de dólares entre 2010 e 2012 ao MDB, PT e ex-funcionários da Petrobras. Os valores foram obtidos por meio de um contrato fraudulento de mais de 825 milhões de dólares, entre a Petrobras e a construtora Odebrecht, firmado em 2010.

Naquela operação, batizada de Deja Vu, a PF não conseguiu cumprir o mandado de prisão preventiva contra Miranda porque ele tinha saído do país na véspera, com destino a Portugal. Ele chegou a ser preso poucos dias depois, mas pagou fiança de 10 milhões de reias e responde ao processo em liberdade. Miranda também aceitou devolver 7 milhões de dólares que estavam em contas no exterior.

As buscas e apreensões realizadas nesta terça-feira têm como objetivo apreender documentos e dispositivos eletrônicos que possam estar escondidos. A operação visa também identificar provas de outros crimes, ainda não denunciados, para dar continuidade às investigações.

A ação desta terça-feira foi deflagrada a partir de um pedido de cooperação internacional feito pelo Ministério Público Federal ao Ministério Público de Portugal. A solicitação foi atendida por autorização judicial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.