Lula chega ao velório do neto em São Bernardo do Campo, no ABC paulista

  • Por Jovem Pan
  • 02/03/2019 11h07 - Atualizado em 02/03/2019 11h26
REUTERS/Rodolfo Buhrer O petista chegou ao local pela entrada dos fundos do Cemitério Jardim da Colina, onde é realizado o velório

O ex-presidente Lula chegou por volta das 11h deste sábado (02) a São Bernardo do Campo, no ABC paulista, ao velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu nesta sexta-feira (1º) vítima de meningite meningocócica. Do Aeroporto de Congonhas, na capital, Lula embarcou em um helicóptero da Polícia Militar rumo a São Bernardo.

O petista chegou ao local pela entrada dos fundos do Cemitério Jardim da Colina, onde é realizado o velório, e não falou com a imprensa.

Lula tem, entretanto, o direito de passar apenas uma hora e meia com sua família durante o velório. O período de permanência do ex-presidente na cerimônia foi definido em acordo com autoridades para que ele pudesse deixar a prisão.

A informação foi divulgada neste sábado (02) por Rosane Silva. Ela integra o diretório nacional do PT e é uma das coordenadoras da vigília realizada por militantes em Curitiba. Segundo ela, Lula participou da negociação dos termos para que deixasse a prisão e fosse ao velório do neto.

Por conta disso, não é garantida a presença de Lula na cerimônia de cremação do neto, marcada para 12h.

Presença de aliados

Entre familiares e amigos da família Lula, também estão presentes no velório do menino Arthur militantes e políticos, entre eles Fernando Haddad, Dilma Rousseff, Rui Falcão, Eduardo Suplicy, Guilherme Boulos, Ivan Valente, Carlos Zarattini, Alencar Santana e outros.

A entrada dos militantes foi liberada no cemitério. Os militantes foram solicitados para que não se manifestassem dentro do local, em respeito a Lula e a sua família. Antes da liberação, dezenas de apoiadores se aglomeravam na entrada do cemitério para prestar solidariedade. Eles ficaram em silêncio na maior parte do tempo. A maioria também não trajava camisas ligadas a Lula ou ao PT, nem portava bandeiras.

Os apoiadores de Lula se manifestaram apenas em momentos pontuais, como quando foram provocados por um apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro, que apareceu vestindo uma camiseta da campanha.

Em determinados momentos, entretanto, antes da chegada do ex-presidente ao local, foi possível ouvir manifestações como “Lula livre”.

Saída de Curitiba

Autorizado pela Justiça, o ex-presidente Lula deixou a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, na manhã deste sábado (02), para seguir a São Paulo para acompanhar o velório e enterro de seu neto de sete anos.

O governo do Paraná disponibilizou aeronave para o transporte do ex-presidente a São Paulo. Por volta das 7h o petista já estava a caminho do aeroporto para seguir rumo a São Paulo. O trajeto que Lula fará do aeroporto em São Paulo até São Bernardo, onde seu neto é velado, não foi divulgado.

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguirá para São Paulo em avião do governo do Paraná. A aeronave foi liberada pelo governador [Ratinho Júnior], atendendo a pedido da Polícia Federal”, informou o governo paranaense em comunicado.

O Ministério Público se manifestou favoravelmente ao pedido da defesa para a liberação temporária.

Morte

Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu aos 7 anos , vítima de meningite meningocócica. Os pais da criança são Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do petista com a ex-primeira-dama Marisa Letícia.

A família pretende realizar o velório e o enterro na tarde deste sábado. O objetivo, segundo a defesa de Lula, é que haveria tempo para aguardar a decisão da Vara de Execuções Penais (VEP) — se autorizado a deixar a prisão, a Polícia Federal deverá providenciar o deslocamento de Curitiba para São Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.