Lula decide permanecer em silêncio em inquérito da 64ª fase da Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 23/08/2019 16h28
Wilton Junior / Estadão Conteúdo O ex-presidente foi citado na delação do ex-ministro Antonio Palocci que ajudou a embasar as investigações

O delegado Filipe Hille Pace, da Polícia Federal em Curitiba, tentou ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no inquérito que apura corrupção em negócios do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, com a Petrobras. O petista, no entantou, declarou que seguirá a orientação de seus defensores e permanecerá calado.

A 64ª fase da Operação Lava Jato, denominada Pentiti, foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (23). Ela apura supostos crimes de corrupção envolvendo o Banco BTG Pactual e a Petrobras na exploração do pré-sal e “em projeto de desinvestimento de ativos” na África. Entre os alvos estão a ex-presidente da estatal Graça Foster e o executivo do banco André Esteves.

Segundo o delegado, Lula não está sendo indiciado no inquérito. O ex-presidente foi citado na delação do ex-ministro Antonio Palocci que ajudou a embasar as investigações. De acordo com a corporação, os supostos crimes podem ter causado prejuízo de ao menos US$ 1,5 bilhão, o que equivaleria a cerca de R$ 6 bilhões.

Lula afirmou ao delegado da Lava Jato que “já prestou muitos depoimentos” e que “tem vontade de falar”. “Vontade de falar, gravado e ao vivo, é tudo que eu quero na vida. É toda oportunidade que eu quero. Mas, seguindo a orientação do advogado, em relação à decisão no processo no Supremo Tribunal Federal, eu então hoje não responderei até o advogado dizer ‘olha, vamos para o embate’.”

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.