Lula usa nomeação de Moro a Ministério para pedir liberdade ao STF

  • Por Jovem Pan
  • 05/11/2018 13h53
Agência Brasil Defesa do ex-presidente pede a nulidade de todos os atos processuais relativos ao caso do tríplex do Guarujá

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril em Curitiba, entrou com um pedido de liberdade no Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa usa a nomeação de Sergio Moro ao Ministério da Justiça do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) como indício de que o juiz teria agido sem imparcialidade para processá-lo.

Os advogados pedem que o Supremo reconheça a suspeição de Moro para julgar o ex-presidente e decrete a nulidade de todos os atos processuais relativos ao caso do tríplex do Guarujá. A defesa requer ainda que a nulidade seja estendida “a todas as ações penais propostas em face de Luiz Inácio Lula da Silva que estão ou estiveram sob a condução do Juiz Federal Sérgio Fernando Moro”, incluindo aqui as denúncias ligadas a supostas propinas da Odebrecht, que incluiriam um terreno para abrigar o Instituto Lula, e ao sítio de Atibaia.

Lula foi condenado em janeiro deste ano pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a Corte de apelação da Operação Lava Jato, a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.