Maia critica proposta de moeda única com a Argentina: ‘Espero que não’

Nesta quinta-feira, em reunião com empresários brasileiros e argentinos, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes propuseram a criação do ‘peso real’

  • Por Jovem Pan
  • 07/06/2019 08h29 - Atualizado em 07/06/2019 08h30
Agência Brasil O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou nesta sexta-feira (7) a ideia do presidente Jair Bolsonaro de criar uma moeda única com a Argentina. A proposta foi ventilada durante reunião de Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, com empresários argentinos e brasileiros na tarde de quinta-feira (6), em Buenos Aires. A moeda se chamaria peso real.

“Será? Vai desvalorizar o real? O dólar valendo R$ 6,00? Inflação voltando?”, questionou Maia. “Espero que não”, afirmou ele no Twitter.

Na manhã desta sexta, ao deixar o hotel em que estava hospedado na capital argentina, Bolsonaro afirmou que foi dado o “primeiro passo para um sonho”, que é a criação da moeda única entre os dois países. “É o primeiro passo para um sonho de uma moeda única. Como aconteceu o euro lá atrás, pode acontecer o peso real aqui”, afirmou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de o anúncio do projeto ser uma manobra eleitoral do governo de Mauricio Macri, Bolsonaro desviou da pergunta e voltou a falar que ninguém quer que a América do Sul “flerte com o comunismo, o socialismo”. “Infelizmente isso aconteceu na nossa querida Venezuela”, disse, sem citar a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, que concorre como vice nas eleições presidenciais marcadas para outubro no país.

Nesta quinta, em coletiva de imprensa ao lado do presidente argentino, Bolsonaro fez um apelo para que os argentinos tenham “muita responsabilidade, muita razão e menos emoção” nas eleições presidenciais do país, que devem ocorrer em outubro.

“Conclamo o povo argentino, que Deus abençoe a todos porque terão pela frente, em outubro, eleições e todos têm que ter, assim como no Brasil grande parte teve, muita responsabilidade, muita razão e menos emoção para decidir o futuro desse país maravilhoso”, disse Bolsonaro. “Queremos continuar parceiros na economia e no objetivo maior de qualquer homem e qualquer mulher, que é a liberdade, valor este que não podemos abrir mão em nenhuma hipótese”, continuou o brasileiro.

Com a Argentina passando por mais uma crise econômica, a imagem de Macri está bastante abalada. O anúncio da moeda comum pode ser usado para melhorar sua popularidade.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.