Mais Médicos: 97% das vagas já foram preenchidas por brasileiros

  • Por Jovem Pan
  • 26/11/2018 14h13 - Atualizado em 26/11/2018 14h14
Marcos Santos/USP Imagens Medicina Médico Estetoscópio (Marcos Santos - USP Imagens) Vagas para programa médico foram abertas com saída de cubanos

O Ministério da Saúde contabilizou 97,2% de vagas preenchidas para o programa Mais Médicos, no início da tarde desta segunda-feira (26). O edital foi aberto após o rompimento de parceria com o governo de Cuba para o envio de profissionais.

Até o meio-dia, 223 já haviam iniciado o serviço em unidades básicas de saúde. De acordo com o governo federal, 30.734 médicos com registro no Brasil já haviam se inscrito no programa. Ao todo, 21.407 candidaturas foram efetivadas.

O período de inscrições foi prorrogado até o dia 7 de dezembro e os médicos terão até o dia 14 para se apresentarem nas unidades de saúde. Os conselhos da área estão em força-tarefa para a emissão de registro para recém-formados interessados no Mais Médicos.

“Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a a ausência do médico cubano o mais rápido possível”, afirmou o ministro Gilberto Occhi. Dos inscritos, 8.278 já estão alocados nos municípios em que vão trabalhar.

Vagas

O edital prevê o preenchimento de 8.517 vagas em 2.824 municípios e 34 áreas indígenas. O site de inscrições, que apresentou instabilidade desde quarta-feira (21), já foi normalizado e registra mais de 1 milhão de acessos simultâneos, segundo a pasta de Saúde.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.