Meteorito de 5,6 toneladas resiste às chamas no Museu Nacional

  • Por Jovem Pan
  • 03/09/2018 11h29
FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO : RJ - MUSEU NACIONAL/ARQUIVO - GERAL - Foto de arquivo de 05/04/2018 do meteorito Bendegó, o maior já encontrado no Brasil, com 5,2 toneladas, exposto no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro. O acervo do museu foi atingido por um incêndio de grandes proporções na noite do domingo, 02. Especializado em história natural e mais antigo centro de ciência do País, o Museu Nacional completou 200 anos em junho em meio a uma situação de abandono. Quando o fogo começou, a visitação ao museu já havia sido encerrada e estavam no prédio quatro vigilantes. Ainda não se sabe a causa do incêndio. Não houve feridos. 05/04/2018 - Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO O Museu Nacional, além da pedra, contava com um acervo de mais de 20 milhões de peças que foram danificadas pelo fogo

Um dos poucos itens que sobreviveu às chamas que destruíram o Museu Nacional na noite deste domingo (2) foi o meteorito Bendegó de 5,6 toneladas.

A pedra, maior já achada em território brasileiro, foi encontrada perto de um riacho no interior da Bahia em 1784. Demorou quase um ano para chegar ao Rio de Janeiro. O meteorito foi levado ao Museu Nacional a mando do Imperador Dom Pedro II em 1988 e, desde estão, permaneceu no local.

O Museu Nacional, além da pedra, contava com um acervo de mais de 20 milhões de peças que foram danificadas pelo fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há um levantamento sobre outro itens que tenham resistido.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.