Ministério Público cobra R$ 7 milhões do youtuber Cocielo por ofensas a Mbappé

  • Por Jovem Pan
  • 13/09/2018 16h44 - Atualizado em 13/09/2018 16h47
Reprodução Jovem fez post polêmico sobre "arrastão na praia"

O Ministério Público de São Paulo abriu uma ação na última quarta-feira (12) contra Júlio Cocielo por racismo. Os promotores de Justiça de Direitos Humanos Eduardo Valério e Bruno Orsini Simonetti pedem para que o youtuber seja condenado a pagar mais de R$ 7 milhões por dano social coletivo e solicitam que seja decretada a quebra de seu sigilo bancário.

Cocielo foi pivô de uma grande polêmica durante a Copa do Mundo de 2018 quando publicou um post envolvendo jogador da seleção francesa Kylian Mbappé. Na ocasião, disse que ele “conseguiria fazer uns (sic) arrastão top na praia”.

“Trata-se de um jovem jogador negro, francês de ascendência camaronesa, de compleição física robusta e que mostrou, nos jogos da seleção francesa na Copa da Rússia, impressionantes velocidade e explosão, daí advindo, em notória manifestação de racismo, a sua associação com os assaltantes (negros, na ótica do autor) que praticam crimes de roubo nas praias brasileiras, sobretudo fluminenses, sempre sob contínua e desabalada corrida”, dizem os promotores.

Em comunicado, o MPSP lembra ainda que mesmo antes desse caso o influenciador digital publicou comentários racistas nas redes sociais “de forma sistemática” e, por conta da repercussão negativa, chegou a apagar mais de 50 mil tuítes antigos. Segundo a ação, “ele utilizou a rede social para violar direitos fundamentais, além de ofender e violar os direitos humanos, a Constituição Federal e Tratados Internacionais”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.