Ministro da Fazenda diz que governo Temer superou ‘maior crise econômica brasileira’

  • Por Jovem Pan
  • 07/12/2018 15h32 - Atualizado em 07/12/2018 15h56
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO "O governo enfrentou as questões na origem", garantiu Guardia

O Ministério da Fazenda publicou em seus perfis oficiais uma entrevista com o ministro da pasta, Eduardo Guardia. No vídeo, ele faz um balanço da atuação do setor durante o governo do presidente Michel Temer (MDB). “O governo enfrentou as questões na origem, que foi conter o crescimento explosivo do gasto público. O gasto nunca parou de crescer de 1991 até 2016”, diz. Para ele, o legado dessa gestão é a superação da “maior crise econômica que o Brasil já vivenciou”.

Guardia explica que o País não tem problemas com receita, mas sim com despesas públicas. Ele fala em “sucesso econômico” e cita a aprovação do teto de gastos e o avanço na discussão das reformas trabalhista e da Previdência como causas para a recuperação. A essas aprovações, acrescenta, também, a mudança no papel do BNDES e a criação da Taxa de Longo Prazo.

“O governo aprovou um conjunto muito amplo de reformas que permitiu colocar o Brasil de volta na linha do crescimento econômico. As reformas também visavam modernizar a economia brasileira”, aponta.

Desafio do próximo governo

Guardia também vai direto ao ponto quanto ao principal desafio do próximo presidente, Jair Bolsonaro, e seu ministro da Economia (que assumira a Fazenda), Paulo Guedes: aprovar a reforma da Previdência.

“Estamos em um caminho muito promissor. A continuidade das reformas levará ao crescimento sustentável com inflação e juros baixos, para enfrentarmos a questão do desemprego no País”, conclui.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.