Morador de rua é baleado por PM em Pinheiros

  • Por Estadão Conteúdo
  • 12/07/2017 22h19 - Atualizado em 12/07/2017 22h19
Reprodução/Facebook Reprodução/Facebook Policial militar teria disparado dois tiros após discussão com morador de rua que pedia um pedaço de pizza

Um morador de rua foi baleado por um policial militar na Rua Mourato Coelho, em Pinheiros, no início da noite desta quarta-feira, 12, após uma suposta discussão. A corporação fala que o agente foi ameaçado por um pedaço de pau empunhado pelo homem, enquanto testemunhas reclamam da ação que consideram desproporcional.

O reforço policial foi acionado para o local às 18h30. Pouco antes, o homem identificado apenas como Ricardo sofreu ao menos dois tiros durante uma discussão com PMs. Testemunhas relataram que a PM foi primeiramente acionada pelo dono de uma pizzaria após o morador de rua pedir alimento. Com a chegada da viatura, a discussão teria se intensificado, momento em que o homem empunhou o pedaço de madeira.

Testemunhas acrescentaram que, nesse momento, um policial sacou a pistola e realizou os disparos, fazendo com que o homem caísse sem reação próximo ao cruzamento com a Rua Navarro de Andrade. O socorro médico foi acionado e a vítima foi levada para atendimento no Hospital das Clínicas. Não foi informado seu estado de saúde.

O morador de rua Gilvan Artur Leal, de 52 anos, protestou contra a ação policial. “Ele só foi pedir um pedaço de pizza e pouco depois estava sangrando no chão pedindo ajuda”, relatou. Segundo moradores da área, Ricardo costumava coletar material reciclável e papelão pelas ruas da região, sendo conhecido da vizinhança e nunca tendo demonstrado comportamento agressivo.

Duas testemunhas relataram à reportagem terem sido abordadas por policiais militares que solicitaram a exclusão de imagens feitas no momento da ocorrência. Um deles, que se identificou apenas como Cleiton, publicitário de 48 anos, disse ter tido o celular tomado e ter sido agredido por um PM. Ele apresentava um ferimento em uma das mãos. “Logo que viram que eu estava filmando, vieram para cima de mim e me empurraram”, disse.

Um tenente da Corregedoria da PM realizava diligências no local na noite desta quarta. A corporação não comentou as denúncias de agressão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.