Moro afirma que ‘respeita as pautas da Câmara’, mas defende votação de pacote anticrime

  • Por Jovem Pan
  • 08/08/2019 20h07 - Atualizado em 08/08/2019 20h08
Reprodução/Facebook Ministro participou de transmissão ao vivo com Bolsonaro

Após ter pedido que o governo não desse prioridade ao pacote anticrime para não causar “turbulência” no andamento das reformas econômicas na Câmara, o presidente Jair Bolsonaro apareceu, nesta quinta-feira (8), ao lado do ministro da Justiça Sergio Moro em transmissão ao vivo feita nas redes sociais.

Moro afirmou que “o governo apresentou projetos sólidos para retomar a economia e o emprego, mas que as pessoas também querem um menor número de crimes”, por isso o ministério “tem trabalhado nesta linha”. “Respeitamos as pautas da Câmara, mas com o pacote anticrime teremos condições de dar um salto”, declarou.

Medidas do pacote anticrime

O pacote anticrime, proposto pelo ministro, traz medidas mais duras para combater o crime organizado e isolar lideranças criminosas que, de acordo com Moro, “são responsáveis por grande parte da violência”. Por isso, a proposta prevê critérios para desestimular a violência das facções. “Se você foi condenado por ser membro do crime organizado, não obtém benefício prisional enquanto se mantém vinculado a isso”, explicou. “Queremos que o preso se ressocialize e volte cidadão”, completou.

O presidente Jair Bolsonaro citou outra medida do pacote que se refere à exclusão de ilicitude. O dispositivo prevê que o juiz reduza a pena até a metade ou deixe de aplicá-la, se o excesso decorrer de “escusável medo, surpresa ou violenta emoção”. Moro afirmou que “tem que ser entendido que as pessoas não são máquinas”. “Quando alguém é atacado e reage pode haver algum excesso cometido em um momento de descontrole. Seria muito errado tratar quem agiu para defender a família como um assassino”.

De acordo com Bolsonaro, “ninguém vai zerar a violência no Brasil”. “São necessárias medidas para desestimular quem queira cometer crimes, que em grande parte são premeditados”, ressaltou. Ele mencionou uma mudança prevista na PEC 115/2015, que tramita desde 1993 no Congresso, para reduzir a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Sobre isso, afirmou que vai pedir ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que coloque o projeto em pauta. “Minha vontade era que a maioridade fosse reduzida em todos os casos, mas essa proposta seria mais um passo no meu entender de deixar as pessoas na cadeia”, declarou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.