‘Moro liderou um grupo de patriotas’, diz Doria sobre Operação Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2019 16h35 - Atualizado em 28/06/2019 16h52
Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo Doria também ressaltou a ajuda do ministro na transferência de chefes de facções para outros Estados

Para o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o ministro da Justiça, Sergio Moro, liderou um “grupo de patriotas” na Operação Lava Jato. “Se não fosse este homem, liderando um grupo de patriotas, não teríamos investigado e punido o maior esquema de corrupção da história”, disse o tucano durante cerimônia de entrega da Medalha Ordem do Ipiranga ao ex-juiz.

Doria ressaltou que a força-tarefa “sempre teve e continuará tendo nosso apoio”, mesmo com o vazamento das supostas conversas entre Moro e os procuradores da operação.

O governador ainda alfinetou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em Curitiba desde abril de 2018 no âmbito da Lava Jato. De acordo com ele, o Brasil precisa de “mais Moros e menos Lulas”. “Nós não podemos aceitar ou admitir a tentativa de fazer o Brasil retroceder”, comentou o tucano.

Segurança pública

O ministro recebeu das mãos de Doria a medalha Ordem do Ipiranga, no grau grã-cruz, o mais alto de todos. Além do trabalho na Lava Jato, o governador paulista ressaltou a ajuda do ministro na transferência de chefes de facções para outros Estados.

“Iniciativa esta que, durante 52 dias, permitiu que, ao 44º dia da sua função como ministro e da minha como Governador de São Paulo, colocássemos 22 chefes do Primeiro Comando da Capital, transferidos para presídios federais”, disse o governador. “Uma ação baseada na aplicação da lei e da ordem, no combate ao crime, na valorização das polícias e na luta pela cidadania”, acrescentou.

Moro disse que a operação foi um belo exemplo do trabalho conjunto das áreas de segurança pública. “Estabelecemos essa meta de isolar essas lideranças criminosas. Isso tem um impacto, isso tem importância e manda um recado que o Estado e a sociedade não se intimidam diante de gangues criminosas”, afirmou.

Maior honraria do Estado, a condecoração homenageia cidadãos brasileiros e estrangeiros por seus méritos e contribuições para o Estado. Mais de 1.500 pessoas já foram condecoradas. A receberam, em diferentes graus, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o deputado Arlindo Chinaglia (PT) e as atrizes Fernanda Montenegro e Regina Duarte.

Antes da homenagem, Moro e a mulher Rosângela participaram de um encontro privado com Doria, a primeira-dama do Estado, Bia Doria, o vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB).

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.