Moro vai debater integridade e ‘crime globalizado’ em Fórum de Davos

  • Por Jovem Pan
  • 15/01/2019 14h58 - Atualizado em 15/01/2019 15h08
Fátima Meira/Estadão Conteúdo Ex-juiz terá agenda mais carregada que a do presidente Jair Bolsonaro

O Fórum Econômico Mundial, que premiou Luiz Inácio Lula da Silva como o “estadista do ano” em 2010, aguarda a presença do ex-juiz que condenou o ex-presidente. Agora ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro vai integrar a comitiva do governo federal que participará do evento internacional em Davos, na Suíça.

Os organizadores apresentaram nesta terça-feira (15), em Genebra, a agenda para o encontro que ocorre a partir da semana que vem. Até o momento, Moro tem uma agenda mais carregada que a do próprio presidente do Brasil, Jair Bolsonaro – que estreia em eventos internacionais. A delegação viaja na próxima segunda (21).

O alto escalão de Davos indica que quer saber do ministro quais são os planos para combater a corrupção no País. No dia 22, o ex-juiz da Operação Lava Jato será um dos principais integrantes de debate sobre “restaurar a confiança e a integridade”. Ao lado dele, estará a presidente da Transparência Internacional, Delis Ferreira Rúbio.

Dois dias depois, Moro será o principal nome de um debate sobre “crime globalizado”. Nesse painel, ele vai dividir o palco com o secretário-geral da Interpol (a polícia internacional), Jurgen Stock, e com uma especialista britânica, Karin von Hippel. Já Bolsonaro terá um palco exclusivo para discurso de brasileiro, possivelmente na terça (22).

Bolsonaro

No evento, que terá a ausência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não há agenda oficial para Bolsonaro. Apesar disso, os organizadores insistem que o brasileiro terá espaço. Fora do centro de conferências, ele participará de um jantar, por exemplo, com debate sobre o “futuro da América Latina”.

Entretanto, esse tema será abordado sob o viés da revolução tecnológica. O convidado principal e palestrante será o CEO da Microsoft, Satya Nadella. Entre os participantes previstos, estão os presidentes Carlos Alvarado Quesada (Costa Rica), Ivan Duque (Colômbia), Lenin Moreno (Equador) e Martin Alberto Vizcarra (Peru).

O brasileiro ficará de fora de um debate organizado na sala principal de Davos entre os presidentes do Paraguai, Costa Rica, Colômbia, Equador e Peru. Sob o título de “um novo dia na América Latina”, o encontro aponta que, em 2018, “mais de 400 milhões de latino-americanos escolheram seus novos líderes em oito países nas urnas”.

Entre os empresários, Paulo Cesar de Souza e Silva, CEO da Embraer, também falará sobre segurança. Luciano Huck, apresentador de TV, foi escalado para falar sobre a “reconstrução da confiança da sociedade na América Latina”. Quem não tem agenda por enquanto é o chanceler Ernesto Araújo.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.