Mourão diz que não há ‘urgência’ em criminalizar homofobia: ‘É passo além da necessidade’

  • Por Jovem Pan
  • 14/02/2019 15h18
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Mourão falou a jornalistas sobre pauta do Supremo Tribunal Federal

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou na quarta-feira (13) que não vê urgência na discussão sobre a criminalização da homofobia. Para ele, “querer transformar a homofobia em um crime igual ao racismo é um passo além da necessidade”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar o assunto na tarde de quarta, quando ouviu as partes envolvidas nas ações. O julgamento foi retomado nesta quinta-feira (14), já com os votos dos ministros, começando por Celso de Mello.

“Não acho que isso seja [pauta de] urgência. Acho que qualquer crime cometido contra qualquer pessoa, independente (sic) da opção sexual dela, ou do gênero, é crime. Esse assunto de querer transformar a homofobia em um crime igual ao racismo é um passo além da necessidade que temos hoje”, disse o vice-presidente a jornalistas.

Na avaliação de Mourão, o Congresso Nacional é o lugar adequado para discutir o tema, por ser o poder responsável por elaborar leis. Na terça (12), deputados federais da bancada evangélica se reuniram com o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, para pressioná-lo tentar e convencê-lo a retirar os processos da pauta, o que não ocorreu.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.