MP denuncia 53 policiais militares paulistas por ligação com PCC

  • Por Jovem Pan
  • 05/02/2019 17h45
William Volcov/Estadão Conteúdo AE Policiais militares detidos atuavam em batalhão da zona sul

Ministério Público de São Paulo denunciou 53 policiais militares acusados de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). O documento apresentado na segunda-feira (4) afirma que os agentes agiam para favorecer a facção criminosa. Eles atuavam no 22º Batalhão Metropolitano, sediado na zona sul da capital paulista e foram presos em dezembro.

Promotores afirmam que os policiais denunciados no âmbito da Operação Ubirajara permitiam o tráfico de drogas na área abrangida pelo batalhão. Os militares passaram, inclusive, a integrar o PCC, praticando diversos crimes como concussão, corrupção passiva, falsidade ideológica, violação de sigilo funcional e associação ao tráfico de drogas.

“As investigações começaram com o recebimento de relato anônimo que deu detalhes sobre como policiais militares envolvidos no esquema apreenderam grande quantidade de drogas e passaram a negociar com um traficante local, exigindo dinheiro para evitar a prisão em flagrante, e apontar uma adolescente como responsável pelo crime”, destaca o MP.

A Operação Ubirajara colheu como prova documentos e mais de 82 mil ligações telefônicas interceptadas. O material revelou que não era um caso isolado, mas um esquema de corrupção sistêmico. “O papel dos policiais dentro da organização criminosa também era claro: não reprimir a prática do delito de tráfico, bem como facilitá-lo.”

Para beneficiar a atuação do membros do PCC, os PMs não passavam com viaturas próximo a locais de venda de drogas e informavam os criminosos sobre operações policiais em andamento na região e até mesmo alteravam “a verdade em documentos públicos para que não ocorresse apreensão de droga ou a prisão dos traficantes”, indica a denúncia.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.