MP diz que coronel Lima era “faz-tudo” de ex-presidente Temer

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2019 09h35
Reprodução/TV Globo Promotoria aponta que Temer usou dinheiro "oriundo de crimes de corrupção" para pagar a reforma da casa de sua filha no Alto de Pinheiros, bairro da capital paulista

O Ministério Público Federal em São Paulo apontou que o coronel reformado João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, exerceu “papel principal para garantir a prática dos delitos” comandados pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). A declaração foi feita nesta terça (2) pelo procurador Thiago Lacerda Nobre.

Temer e sua filha, Maristela, foram acusados de lavagem de dinheiro pelo braço paulista da Operação Lava Jato. Lima e sua mulher, Maria Rita Fratezi, também são citados na denúncia.

A peça do MP aponta que Temer usou dinheiro “oriundo de crimes de corrupção” para pagar a reforma da casa de Maristela no Alto de Pinheiros, bairro nobre da capital de São Paulo.

Nobre afirma que o emedebista e o oficial convivem próximos há três décadas e que é “impossível contar a história dos malfeitos supostamente praticados pelo ex-presidente Temer sem contar a história juntamente do coronel Lima”. O procurador usou o termo “faz-tudo” para resumir as atividades do aliado.

Segundo a Lava Jato, a reforma na casa de Maristela teria custado R$1,6 milhão. As investigações identificaram compras em nome de Maria Rita Fratezi, uso do e-mail da empresa Argeplan – controlada pelo coronel Lima – em recibos de pagamentos de materiais e de serviços para a obra, uso de funcionários da empresa do amigo de Temer, intermediações de compras e serviços por ele e também mensagens de WhastApp para tratar de pagamentos referentes à obra, entre a filha do ex-presidente a mulher do PM reformado.

A defesa de Temer afirmou que o ex-presidente “não recebeu nenhum tipo de vantagem indevida, seja originária de contratação da Eletronuclear, seja originária de qualquer outra operação envolvendo órgãos públicos”.

Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.